nortea 
 

Introdução ao Nortea

O primeiro encontro do NORTEA secionou durante quatro dias, através do intercâmbio de treinamentos de grupos nordestinos, processos de trabalho e desenvolvendo o tema; O Caminho das Pedras: Uma reflexão conceitual sobre a iniciação e o percurso de um grupo teatral com características de laboratório.


A organização e criação de um grupo teatral é um processo complexo que envolve teoria, práxis, conhecimento do universo teatral, a herança cultural e teatral da região na qual nasce e interesses pessoais relacionados à criação artística.


O processo natural de assimilação de todas as partes integrantes se reverte num processo de escolhas, onde interesses afins se fundem e crescem num coletivo sólido e íntegro.


No caso dos Laboratórios Teatrais é recorrente a transcendência das origens como forma de partida ou retorno sempre que necessário.  Surgem, periodicamente, as questões referentes a essas origens: de onde viemos, qual é nossa herança cultural, nossa herança teatral e o nosso ser social, e por que consideramos o teatro como uma atitude de revolta ou rebelião.


Muitas vezes temos visto em sonhos caminhos de pedras. Pedras pontiagudas que a cada passo nos impossibilitam de avançar, mas que fazem parte do processo de crescimento de um grupo teatral, instigando seu desenvolvimento.


A investigação é um dos temas que cria obstáculo ao processo de manutenção de um grupo teatral, seja pela falta de credibilidade que sugere o termo ou pelo acelerado crescimento ao qual obriga o mercado de consumo das artes.


Outro tema preocupante é o da preservação da magia como algo inerente à arte. No mundo da produção globalizada e pós-moderna, algumas essências vão se perdendo em decorrência da demanda por processos de rápido retorno, baixo orçamento e visibilidade midiática.


Neste primeiro encontro se discutirão estes temas de formação de grupo, do início de uma organização teatral, dos conceitos e conteúdos necessários para esta iniciação, da filosofia de cada grupo.


Estarão presentes representantes de cada estado nordestino, os quais representarão o seu grupo com exposições de trabalho, pesquisa e investigação teatral.  Serão compartilhados também seus sistemas de treinamento.


Serão convidadas personalidades do mundo teatral, sendo representativos desta filosofia de grupo e de formação, e assim possam lançar luzes sobre as especificidades deste trabalho em outras regiões.


O segundo encontro do NORTEA secionará durante cinco dias, através do intercâmbio de treinamentos de grupos nordestinos, processos de trabalho e desenvolvendo o tema; O Teatro Cercado: Uma reflexão sobre a manutenção das especificidades do fenômeno de teatro, cercado pela diversidade e simultaneidade midiática e de informação.

O que é NORTEA ?O_que_e_Nortea.htmlshapeimage_2_link_0
Introduçãoshapeimage_3_link_0
O que são Laboratórios Teatrais?O_que_sao_Laboratorios_Teatrais.htmlshapeimage_4_link_0
ObjetivosObjetivos.htmlshapeimage_5_link_0
Por que um Núcleo no Nordeste?Por_que_um_Nucleo_no_Nordeste.htmlshapeimage_6_link_0

Realização

Apoios