nortea 
 

O que são Laboratórios teatrais?

Os Laboratórios Teatrais surgem como uma necessidade do homem de teatro que se inclina à investigação.


O antigo conceito de Companhia Teatral, que tem se permeado de um sentido comercial, é aqui substituído pela idéia de uma associação de companheiros num coletivo de trabalho. Este coletivo não procura a permanência de idéias e definições. Antes pelo contrário, se pretende em constante desenvolvimento, através da troca de experiência entre seus integrantes, e da sabedoria adquirida através da pesquisa teórica e da práxis conquistada pelo estudo da natureza criadora das artes cênicas.


No conceito de Laboratório, as formas de expressão se re-postulam constantemente. Não há uma hierarquia de formas cênicas, nem predominância de um componente do fato teatral sobre o outro: é possível a subversão das propostas do autor dramático, a inserção de manifestações espetaculares de toda ordem, oriundas da dança, dos folguedos populares e dos rituais. A pesquisa laboratorial propõe justamente a submersão nas fibras mais inquietas que movem a criação teatral. A investigação do aparelho psicofísico do ator é ponto central de interesse nesse trabalho.


Finalmente, como o próprio termo indica, Laboratórios são campos de experimentação que, sem perder de vista a inserção no mercado e os mecanismos de produção cultural, privilegiam a importância do trabalho processual, contínuo, independente e culturalmente diverso das formas de expressão midiáticas e massivas.

O que é NORTEA ?O_que_e_Nortea.htmlshapeimage_2_link_0
IntroduçãoIntroducao.htmlshapeimage_3_link_0
O que são Laboratórios Teatrais?shapeimage_4_link_0
ObjetivosObjetivos.htmlshapeimage_5_link_0
Por que um Núcleo no Nordeste?Por_que_um_Nucleo_no_Nordeste.htmlshapeimage_6_link_0

Realização

Apoios