nortea 
 

Objetivos

O principal objetivo do Núcleo é a criação de um circuito de discussão e troca de informações e experiências entre os grupos laboratoriais de teatro do nordeste brasileiro.


Esse circuito pode ser efetivado em diferentes e simultâneas linhas de atuação, cujos propósitos são:


Propiciar o intercâmbio de conhecimentos adquiridos, através de proposições mútuas de oficinas, residências, demonstrações de trabalho, fóruns, colóquios, debates e processos de montagem entre grupos e/ou participantes de grupos, além de convidados do cenário artístico / pedagógico nacional e internacional.


Semear e cultivar a pesquisa atrelada diretamente ao processo criativo, onde os produtores da pesquisa sejam aqueles que trabalham com as ferramentas da práxis teatral.


Descentralizar a convivência com a pesquisa e a investigação, geralmente restritas ao ambiente universitário, estimulando a produção literária, artística, editorial e de pesquisa dos grupos envolvidos.


Ao mesmo tempo, estabelecer pontes com a pesquisa produzida no ambiente acadêmico, através da participação em colóquios, seminários e eventos promovidos por estas entidades; contato com professores e pesquisadores da área, para promoção de iniciativas conjuntas de pesquisa e divulgação (publicações, apresentação de trabalhos em eventos, etc.).


Fortalecer grupos já existentes e incentivar a criação de novos grupos, através das seguintes ações: discussões sobre criação de cooperativas teatrais; formas e soluções encontradas para produção de espetáculos e manutenção das atividades; canais de financiamento; relato de locais e métodos de formação de novos artistas e capacitação de profissionais já experientes; formas de circulação e inserção no cenário artístico nacional e internacional por meio de festivais, editais, etc.


Propiciar o deslocamento dos laboratórios teatrais por todo o país, dando-lhes a oportunidade do confronto com diferentes platéias.


Discutir formas de sugerir e cobrar do Governo e do Estado políticas de financiamento à pesquisa teatral.


Implantar o intercâmbio regular com artistas e pesquisadores do cenário nacional e estrangeiro.


Preservar as linhas de pesquisa e investigação próprias a cada grupo, evitando a contaminação ou homogeneização dos laboratórios integrantes desta congregação.

O que é NORTEA ?O_que_e_Nortea.htmlshapeimage_2_link_0
IntroduçãoIntroducao.htmlshapeimage_3_link_0
O que são Laboratórios Teatrais?O_que_sao_Laboratorios_Teatrais.htmlshapeimage_4_link_0
Objetivosshapeimage_5_link_0
Por que um Núcleo no Nordeste?Por_que_um_Nucleo_no_Nordeste.htmlshapeimage_6_link_0

Realização

Apoios